Mecânica Computacional

Esta linha de pesquisa tem como principal foco a abordagem numérica de problemas de engenharia relacionados à mecânica dos fluidos, transferência de calor e mecânica dos sólidos. Entre os objetivos, visa obter recomendações para problemas de engenharia, como o dimensionamento de dispositivos empregados para conversão de energias renováveis em energia elétrica, processos de fabricação, análise estrutural, simulação de arranjos complexos de artefatos, tais como aletas, trocadores de calor, entre outros. A otimização geométrica dos diversos sistemas de engenharia mencionados e o estudo de fenomenologias complexas também são estudados numericamente.

Professores permanentes:

Elizaldo Domingues dos Santos
Jeferson Avila Souza
Liércio André Isoldi
Luiz Alberto Oliveira Rocha
Marcelo Moraes Galarça
Mauro Vasconcellos Real

Professores colaboradores:

Paulo Roberto de Freitas Teixeira
Ivoni Carlos Acunha Junior
Paulo Roberto de Freitas Teixeira


Modelagem de Fluídos Geofísicos

Estudo dos fenômenos evolutivos e adaptativos associados à Modelagem de Fluidos e Fenômenos de Transporte com ênfase em problemas de circulação oceânica e atmosférica e dispersão de poluentes.

Professores permanentes:

Antonio Gledson Oliveira Goulart
Elisa Helena Leão Fernandes
Nisia Krusche
Wiliam Correa Marques
Mateus das Neves Gomes


Computação Científica e Modelagem Física, Matemática e Estatística

Estudo e desenvolvimento de metodologias numéricas e analíticas relacionadas à Modelagem Computacional, atuando no desenvolvimento de abordagens para modelos físicos e matemáticos capazes de promover a descrição e análise de sistemas complexos, com aplicações em ciência e engenharia: otimização, problemas inversos, modelos estocásticos, modelagem, processamento e análise de dados científicos. Tem como meta promover a interação sinergética de diferentes domínios do conhecimento, provendo ferramentas para investigar fenômenos complexos que, até recentemente, não poderiam ser tratados dentro do domínio estrito das disciplinas estabelecidas.

Professores permanentes:

Adriano de Cézaro
Bárbara Denicol Rodriguez
Diana Francisca Adamatti
Leonardo Ramos Emmendorfer
Renato Glauco de Souza Rodrigues
Sebastião Cícero P. Gomes
Graçaliz Pereira Dimuro

Professores colaboradores:

Alessandro de Lima Bicho
Cátia Maria dos Santos Machado
Karina dos Santos Machado
Sílvia Silva da Costa
Viviane Leite D. de Mattos
Estudo de modelos físicos e matemáticos capazes de descrever sistemas complexos com comportamento não-linear, com aplicações a ciência e engenharia. Também desenvolvimento de técnicas modernas de computação de alto desempenho e visualização científica.