1. Laboratório de Modelagem Computacional

 

- 10 computadores Lenovo, com processadores Intel Quad Core, 4GB de memória RAM, 2 discos rígidos de 250 GB
- 1 impressora laser
- 1 roteador
- 1 access point

 

2. Nautec

 

O Núcleo de Automação de Computação pertence aoCentro de Ciências Computacionais. Associado ao núcleo existe o laboratório de software e hardware com área de aproximadamente 24m2. Tal laboratório apresenta os seguintes recursos:

- 20 computadores Pentium-D 3.4Ghz, HD 200G, PCI Express 512;
- 01 sonar Miniking;
- 01 câmera subaquática;
- 01 notebook Centrino, 3.4 Ghz;
- 01 impressores laser;
- 03 placas firewires;
- 04 câmeras Hand Cams;
- 03 estações de solda;
- 05 osciloscópios;
- 02 gravadores de sinal;
- 06 robôs móveis omnidirecionais;
- 01robô TATU para inspeção de dutos;
- 20 robôs Citizens
- V-CAVE com 2 planos de projeção, 2 projetores por plano INFITEC, 6 óculos INFITEC.

Os computadores dos laboratórios associados ao NAUTEC desenvolvem atividades de pesquisa relacionadas com o curso. Além dos programas e compiladores do Linux, é utilizado o aplicativo MATLAB para efetuar as simulações.A infraestrutura do NAUTEC foi obtida com financiamentos do CNPQ, FAPERGS, FINEP e ANEEL/CEEE-RS.


3. NUMA

 

O Núcleo de Matemática Aplicada pertence ao Instituto de Matemática, Estatística e Física, com área de aproximadamente 12m2.  Tal laboratório apresenta os seguintes recursos computacionais:

- 4 máquinas Pentium 4;
- 1 máquina biprocessada;
- 1 antena receptora de imagens de satélite.

Este laboratório desenvolve atividades de pesquisa relacionados com as linhas de Modelagem Física e Matemática, e Simulação Numérica e Métodos Computacionais. Os computadores utilizam sistema operacional Linux e/ou Windows XP. O projeto de controle (software e hardware) da antena receptora foram montadas pelos pesquisadores e alunos do NUMA.


4. NFA

 

O  laboratório do Núcleo de Física Ambiental está em uma área de cerca de  a 40 m2. Tal laboratório apresenta os seguintes recursos:

- 1 cluster com 32 nodos, processadores Athlon XP de 1.5Ghz, 512MB de RAM, interface de rede Fast-Ethernet com ROM de boot, máquina administradora com um processador Athlon XP de 1.5Ghz, 1Gb de RAM e160Gb de disco, unidade de fita DDS3, 2 interfaces de rede Fast-Ethernet, 2 Switches 3COM de 24 portas empilhados;
- 1  Pentium IV 3Ghz 120 Gb;
- 1  Pentium IV 1.5Ghz  40 Gb;
- 2 AMD 950MHz, um com 80 Gb e outro com 40 Gb;
- 1 AMD Athlon 64 Processor 3000+ 1,8 GHz, 3.68 Gb RAM ;
- 1 computador com dois processadores Intel Xeon 3,0, com 1024 Mb RAM, HD de 320 Gb.

- Instrumentos micrometeorológicos:

a) sistema de aquisição de dados: coletor de dados CR5000, da Campbell Scientific, e acessórios, que incluem bateira e painel solar, caixa ambientalmente selada, cartão de memória, adaptador para USB/notebook para leitura do cartão de memória e softwares de comunicação;
b) sensor de velocidade do vento anemômetro sônico triaxial CSAT3, da Campbell Scientific;
c) sensor analisador open path de vapor e gás carbônico Li-7500, da Li-Cor Biosciences e sistema de calibração (inclusive gerador de ponto de orvalho);
d) sensor de umidade relativa e temperatura HMP45C, da Campbell Scientific;
e) sensor de radiação líquida Kipp e Zonen, com suporte e sistema de conexão à torre;
f)  dois fluxímetros de calor no solo HFP01SC, da Hukseflux.

Os computadores deste laboratório, foram obtidas com recursos da FAPERGS,CNPQ e ANEEL/CEEE-RS. O cluster é utilizado para efetuar simulações e previsão climática para a região de Rio Grande, utilizado um aplicativo de domínio público (RAMS). Alguns computadores do laboratório utilizam Windows XP como sistema operacional e outros o Linux. As atividades deste laboratório estão associadas a linha de Modelagem Física e Matemática.


5. Laboratório de Computação

 

Tal laboratório é associado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física, podendo ser utilizado tanto para pesquisa, quanto como laboratório de ensino. O laboratório com 60m2 de área apresenta:

- 30 computadores Pentium Core Duo;
- infraestrutua de rede adequada.

Os computadores deste laboratório utilizam tanto o sistema operacional Windows (XP ou 98) assim como o Linux. Possuem compiladores fortran e C podendo ser utilizados no suporte as atividades de pesquisa.


6. Laboratório de Computação B

 

Tal laboratório é associado ao departamento de Matemática, podendo ser utilizado tanto para pesquisa, quanto como laboratório de ensino. O laboratório com 36m2 de área apresenta:-

- 30 computadores Pentium Core Duo;
- infraestrutua de rede adequada.

Os computadores deste laboratório utilizam tanto o sistema operacional Windows (XP ou 98) assim como o Linux. Possuem compiladores fortran e C podendo ser utilizados no suporte as ativiades de pesquisa.


7. NCC

 

O Núcleo de Computação Científica do Centro de Ciências Computacionais está localizado em uma área de cerca de 60 m2 e dispõe dos seguintes equipamentos:

- 1 cluster com 9 nodos biprocessados, cada um contendo processador Opteron dual core 2.4Ghz, 1GB de memória ram e 10GB em disco rígido; rede de comunicação comutada por switch com capacidade de 1Gb; switch KVM para chaveamento de monitor e teclado; nobreak de 3800Kva;
- 2 computadores Dell com processador Pentium 4,3Mhz, 512HB de memória ram, disco rígido de 80GB;
- 1 impressora laser pb 20ppm;
- 1 projetor multimídia;
- 1 cluster gráfico N-VIDIA QUADRA;
- 4 computadores com processador Sempron, IA 64, 1GB de memória ram, disco rígido de 120GB e placa gráfica.

Todos os computadores dos Laboratórios estão ligados em rede com o backbone da Universidade.


8. Laboratório de Sistemas Digitais

 

Tal laboratório é associado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física, podendo ser utilizado tanto para pesquisa, quanto como laboratório de ensino. O laboratório com 60m2 de área apresenta:

- 6 computadores Pentium Core Duo- 6 kits de desenvolvimento PIC, FPGA;
- 6 osciloscópios e geradores de função;
- infraestrutua de rede adequada.

Os compuatdores deste laboratório utilizam tanto o sistema operacional Windows (XP ou 98) assim como o Linux. Possuem compiladores fortran e C podendo ser utilizados no suporte as ativiades de pesquisa.

 

9. Laboratório Multidisciplinar

 

Tal laboratório, adquirido via edital Pró-equipamentos CAPES, está em fase de finalização, sendo associado ao Instituto de Matemática, Estatística e Física. O laboratório com 60m2 de área apresenta:

- 10 computadores Pentium Core Duo;
- 4 estações de trabalho de alto desempenho;
- infraestrutura adequada.

Os computadores deste laboratório utilizam tanto o sitema operacional Windows(XP ou 98) assim como o Linux. Possuem compiladores fortran e C, podendo ser utilizados no suporte às atividades de pesquisa.

 

10. Laboratório Interação Fluido Estrutura

 

Tal laboratório prevê o desenvolvimento de estudos em interação fluído estrutura, possuindo uma áreas de 80m2, a apresentando os seguintes componentes:

- 5 computadores Pentium Core Duo;
- canal de reboque automatizado de 1m por 30m para ensaios de interação fluído estrutura;
- licença do FLUENT e PAM-RTM
.

 

11. Laboratório Termo Fluídico

 

Contém diversos experimentos usados para demonstrar princípios das ciências térmicas e mecânica dos fluidos, além de oficina de apoio para construção e manutenção desses experimentos. Contém túnel de vento seção de 800 x 800mm, canal de escoamento dágua, painéis para ensaio e calibração de equipamentos de medição.

Sala de Projetos Infra-estrutura para desenvolvimento de projetos de engenharia, computadores (3), plotter, impressora, mesas de trabalho e de reunião.